O SANTAFEPREV-Instituto Municipal de Previdência Social, foi instituto como autarquia no município de Santa Fé do Sul em 15 de Junho de 1.993, através da Lei Municipal 1.779 de 15 de Junho de 1.993, onde foram estabelecidas as normas pertinentes à previdência social dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal, da Fundação Municipal de Educação e Cultura – FUNEC, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, da Câmara Municipal e também do próprio Instituto de Previdência.
Inicialmente a autarquia recebeu a denominação de Fundo Municipal de Previdência Social e sua sede foi estabelecida no andar superior da Prefeitura Municipal, posteriormente, no início de 2009 transferiu a sede para a Rua Doze nº 226. Em 29 de Abril de 2010, foi alterada a denominação para SANTAFEPREV- Instituto Municipal de Previdência Social através da Lei nº 2.697/2010.
Com o crescimento da demanda de serviço, no início de 2011, a autarquia adquiriu da Prefeitura Municipal o prédio próprio, situado na Rua Sete nº 1167 que foi reformado e inaugurado no final de 2012 oferecendo melhores condições de atendimento dos servidores municipais. No exercício de 2013, foi sancionada a Lei 3.104 de 14 de agosto de 2013, no intuito de compilar todas as legislações municipais e também para adequar à legislação federal que trata dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS.
O SANTAFEPREV é uma autarquia com personalidade jurídica de direito público, que integra a administração indireta do Município de Santa Fé do Sul, possui autonomia administrativa e financeira e é responsável pela administração do Regime de Previdência Municipal.
Em maio de 2012 Ronaldo Salvini assumiu a Presidência do SANTAFEPREV com Patrimônio de R$ 16.145.741,88, com 1.278 servidores ativos, 160 aposentados e 73 pensionistas. No decorrer deste período foram realizadas revisão das legislações, emitidas resoluções de controle, propostos decretos de regulamentação, realizadas eleição democrática para os conselheiros, investimentos em capacitação, treinamentos, fim das assessorias administrativas, e regularizações do quadro de pessoal do instituto com descrição de cargos condizentes com a realidade da entidade.
O site do Santafeprev é constantemente atualizado e a partir de então, todas as informações estão disponíveis como: atas dos conselhos, planilhas financeiras, edital de credenciamento, relatórios de fiscalização, de consultoria financeira, portal da transparência, formulários de aplicações e resgates dentre outras.
A atual gestão implantou o este “Informativo Santafeprev”, impresso que, bimestralmente chega nas mãos dos servidores ativos e pelos correios aos inativos, uma exigência do Ministério da Previdência, como forma de levar as informações necessárias aos beneficiários do sistema.
A partir de agora seguimos com vários desafios: Implantação da Previdência Complementar dos Servidores, Revisão dos Aportes Financeiros, Expectativa da Reforma da Previdência e o apoio técnico nos estudos na Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal, FUNEC e SAAE.
Assim, chegamos a 25 anos de existência, com o Patrimônio de R$55 milhões, com 1.643 servidores ativos, 274 aposentados e 100 pensionistas.
Agradecemos a todos os ex- -prefeitos, ao Prefeito Ademir Maschio, Vice Alcir, ao Presidente da Câmara vereador Marcelo Favaleça e todos os vereadores, aos servidores do Santafeprev, membros do conselho administrativo e fiscal, ao Sindicato dos Servidores Públicos Sub-Sede de Santa Fé do Sul, ao todos os servidores ativos e inativos.